Quais Os Benefícios Da Pesquisa De Satisfação De Funcionários?

 

É muito importante que se conheça o nível de satisfação dos funcionários com a empresa. Por isso, se você é empresário ou comanda uma empresa, invista agora mesmo em uma pesquisa de satisfação de funcionários.

 

Isso vai garantir colaboradores satisfeitos que trabalham com mais foco e comprometimento com os resultados, o que, com certeza, alavancará sua empresa no mercado, garantindo mais lucros e maior competitividade.

 

Qual a Importância da Pesquisa de Satisfação de Funcionários?

 

Uma pesquisa de satisfação de funcionários é um ponto alvo que os gestores podem encontrar para colocar em prática mudanças na estratégia de gestão de pessoas na empresa.

 

À vista disso, é possível descobrir com profundidade como os funcionários se sentem em relação ao trabalho e como isso afeta suas rotinas laborativas no dia a dia.

 

Com os resultados recolhidos com a pesquisa de satisfação de funcionários, é possível examinar o clima organizacional e a avaliação dos colaboradores diante das instalações da empresa, como a carga horária a ser cumprida, benefícios, instalações e equipamentos para o manuseamento do trabalho.

 

Além disso, é capaz também de analisar fatores psicológicos, como possíveis assédios por parte de algum membro do setor ou pressão exaustivas para cumprir metas difíceis.

 

Dessa forma, fica mais fácil entender melhor o funcionamento da empresa e melhorar o que precisa ser aprimorado. Mostrando para os colaboradores que a empresa se importa com o bem-estar e para isso, criaram um ambiente produtivo e agradável para todos os membros.

 

Benefícios da Pesquisa de Satisfação de Funcionários Internos!

 

Apesar de ser um ponto certeiro para o bom desenvolvimento de um ambiente de trabalho, muitas empresa não sabem os benefícios que podem trazer uma pesquisa de satisfação de funcionários. Confira quais são!

 

Otimização das ações de RH: Funciona como uma ferramenta de ações a serem desenvolvidas pelo RH.

 

Descoberta de problemas não tão evidentes: Evita insatisfação dos funcionários e, consequentemente, os pedidos de demissão.

 

Menor rotatividade de funcionários: Redução de saídas voluntárias e aumento na atratividade da empresa, o que resulta na retenção de talentos.

 

Integração de processos e áreas: Avalia o crescimento individual de cada profissional e possibilita o desenvolvimento coletivo de toda organização.

 

Alinhamento da cultura organizacional: Possibilita mudanças culturais mais necessárias de serem implementadas.

 

Melhor reputação no mercado: Funcionários satisfeitos falam bem da empresa e também costumam atender melhor os clientes e fornecedores.

 

Menos custos e mais investimentos: Menos gastos com rescisões, seleções e treinamentos. Mais investidores interessados pela boa reputação.

 

Aumento da produtividade: Maior dedicação e comprometimento dos funcionários e aumento da produtividade.

 

Pontos que Devem ser Considerados para Pesquisa de Satisfação

 

A pesquisa de satisfação de funcionários precisa ser aplicada corretamente para decidir fatores de sucesso e colher dados importantes para a tomada de decisões que afetarão a produtividade, o engajamento e a inovação da empresa.

 

Para isso acontecer,é necessário analisar e elaborar os seguintes pontos:

 

  1. Foco da Pesquisa;
  2. Questionários elaborado de acordo;
  3. Informe aos funcionários que vai haver a pesquisa;
  4. Trabalhe os resultados;
  5. Faça um relatório.

 

Seguindo todos esses pontos para realizar uma pesquisa de satisfação de funcionários, as mudanças vão ocorrer de forma coerente para aumentar a produtividade da empresa.

2019-08-22T18:01:42+00:00
×