Objetivo Da Fisioterapia No Trabalho!

Trabalhar sentado na frente do computador pode parecer ser bem tranquilo para quem precisa se movimentar nas suas atividades laborativas. Porém, se engana quem acha que não oferece nenhum tipo de risco ou acidente.

 

O trabalho em escritórios pode causar lesões na coluna tão graves quanto trabalhar carregando cargas pesadas, por exemplo.

 

Por isso, a importância da fisioterapia no trabalho para assegurar que possíveis acidentes ou problemas possam ser prejudiciais à saúde dos funcionários. O que torna algo de total responsabilidade dos contratantes de uma empresa com seus colaboradores.

 

Objetivo da Fisioterapia no Trabalho

A Fisioterapia no trabalho é mais importante do que parece. Ela ajuda e trata pessoas com problemas físicos causados por doenças e lesões de repetições no trabalho.

 

Para os fisioterapeutas, o movimento humano é um ponto central para a saúde e bem-estar dos indivíduos, de modo que eles possam ajustar e prevenir futuras doenças. Além de tratar as pessoas, a fisioterapia promove boa saúde e aconselha a evitar lesões no ambiente de trabalho.

 

A fisioterapia no trabalho trata-se de muitos tipos de condições neuro musculoesquelético, como:

 

  • Dor nas costas;
  • Dor nos punhos;
  • Dor nos ombros;
  • Artrite e outros.

 

Depois de diagnosticar o problema de movimento dos funcionários,  ela trabalhará com o indivíduo para decidir como tratá-lo. Isso pode incluir:

 

  • Terapia manual (como massagem);
  • Exercício terapêutico;
  • Ajuste de postura e outros.

 

O Profissional de Fisioterapia desenvolve o papel de desempenhar com funcionários, técnicas de trabalho para reduzir o impacto negativo dos colaboradores e promover o bem-estar e a produtividade.

 

Prevenção e Cuidados Dentro do Ambiente de Trabalho!

 

Fisioterapia geralmente têm um papel proativo na melhoria do bem-estar dos funcionários e no gerenciamento de riscos.

 

Os fisioterapeutas têm uma compreensão profunda das tensões causadas pelos maus hábitos de trabalho e pelos fatores que contribuem para o desenvolvimento de problemas musculoesqueléticos.

 

Ao ouvir o empregador, eles podem entender os padrões de trabalho e necessidades do pessoal. Isso ajuda como criar uma estratégia personalizada adequada para os funcionários, de forma que gerencie os fatores de risco em seu local de trabalho e possa contribuir para o desenvolvimento,

 

Contudo, é essencial ter uma visão holística, concentrando-se em aumentar os níveis de atividade física, melhorando os aspectos emocionais que podem contribuir para a dor e intervenções mais tradicionais, como o local de trabalho. É exatamente quando entra os princípios da ergonomia.

 

Presença do Fisioterapeuta Dentro da Empresa!

 

O suporte profissional de um fisioterapueta é essencial para implementar um retorno sustentado ao trabalho e evitar novas ausências.

 

Um fisioterapeuta altamente treinado e experiente pode identificar quais adaptações precisam ser feitas para que um funcionário retorne ao trabalho e auxilie as empresas a implementá-las.

 

Eles serão capazes de destacar quaisquer fatores relacionados ao trabalho ou pessoais, causando dificuldades contínuas e devem colaborar com os supervisores ou gerentes sempre que necessário.

 

Alguns casos exigirão monitoramento, com uma revisão do progresso em intervalos regulares.

 

O papel vital da fisioterapia no local de trabalho não está apenas se tornando mais reconhecido em diversos ambientes em todos os setores. Evidências também mostram que as empresas verão um retorno investindo no serviço.

 

Objetivo da Fisioterapia no Trabalho!

 

A fisioterapia do trabalho apresenta como objetivos prevenir, avaliar e tratar os distúrbios ou lesões decorrentes das atividades no trabalho, como:

 

Resgatar e manter a saúde do trabalhador:

 

Trabalhar a ergonomia e biomecânica;

 

Prescrever exercícios laborais, atuar na recuperação de queixas ou desconfortos físicos Sobre o aspecto multiprofissional e interdisciplinar;

 

Promover a melhora da qualidade de vida do trabalhador;

 

Evitar a manifestação de queixas musculoesqueléticas de origem ocupacional ou decorrentes de atividades diárias;

 

Contribuir com a melhora da saúde do trabalhador aumentando seu bem estar, desempenho e produtividade.

 

Benefícios da Fisioterapia no Trabalho

 

Maior eficiência e menor gasto de energia por movimento realizado nas atividades ocupacionais, e consequente melhor utilização das estruturas articulares e musculares;

 

Sensação de fadiga reduzida no final da jornada de trabalho;

 

Prevenção e tratamento de doenças ocupacionais;

 

Aumento de mobilidade e melhora da postura;

 

Melhora de força, coordenação, agilidade, resistência, ritmo e flexibilidade;

 

Promove qualidade de vida e promoção de saúde do trabalhador;

 

Previne estresse, depressão, ansiedade e sedentarismo;

 

Promove uma sensação de bem estar e disposição para o trabalho;

 

Proporciona os benefícios relacionados aos sistemas cardíaco, esquelético e respiratório decorrentes dos exercícios.

 

Técnicas Usadas para Fisioterapia no Trabalho

 

Existem muitas técnicas de fisioterapia para ser aplicada no ambiente de trabalho, além disso ela pode variar de acordo com as necessidades do funcionário.

 

Os recursos usados são elaborados para atender tanto os colaboradores que trabalham sentados quanto os que passam o dia em pé, executando suas tarefas laboratoriais.

 

Dentro dessas técnicas estão incluídas: A ergonomia, ginástica laboral, exame periódicos, exames admissionais e demissionais.

 

Todas as técnicas tem a finalidade de melhorar o bem-estar e garantir a boa saúde dos trabalhadores.

2019-10-23T14:08:42+00:00
×