Engajamento De Funcionários

Muito se fala do engajamento de funcionários e a importância do mesmo, porém poucos colaboradores entendem o que isso representa realmente.

 

Por outro lado, as empresas não sabem também o que fazer para que seus funcionários consigam alcançar um bom grau de comprometimento com o emprego deles. Assim, o engajamento no trabalho acaba cada vez mais se tornando um ponto alto para muitas empresas.

 

Vamos entender mais sobre esse assunto para que você consiga inseri-lo de maneira efetiva na sua equipe.

 

O que é o Engajamento de Funcionários?

 

O engajamento de funcionários tem um conceito muito simples, pois ele consiste em colaboradores que entendem o seu papel e a sua importância no comprimento das suas metas.

 

Quanto mais engajados os funcionários são, mais a empresa tende a ser bem sucedida. Já que é esse um fator decisivo para alcançar os resultados.

 

No entanto, a primeira coisa que deve ser trabalhada com os colaboradores, é a motivação, através de reconhecimentos, feedbacks, bonificações e outras maneiras de mostrar o quanto o trabalho do funcionário é importante para a empresa.

 

Entretanto, não são todas as empresas se preocupam com esse ponto que pode melhorar consideravelmente a produtividade dentro do ambiente de trabalho e proporcionar o engajamento de funcionários.

Porém, é importante lembrar que o engajamento não é algo que se compra. Em alguns casos muitos líderes tem dificuldades de fazer com que seus colaboradores se sintam inseridos dentro da empresa, porque eles associam esse comprometimento apenas com a  compensação financeira. O que não é legal!

 

Importância do Engajamento

O engajamento é extremamente importante pois impacta diretamente na performance dos funcionários, o que aumenta consideravelmente a produtividade da empresa.

 

Por essa razão, é papel dos gestores e líderes incentivarem o aumento do engajamento. Mas como fazer isso?

Faça Contratações Certeiras!

 

Para conseguir ter maior engajamento dos colaboradores, é preciso começar na entrevista de emprego. Muito mais que o currículo com diversas experiências de curso, é importante também analisar as habilidades interpessoais do possível funcionário.

 

Isso porque as contratações costumam focar nas competências e acabam ocorrendo as demissões justamente pela a falta de habilidade, ou pela parte comportamental que o colaborador apresenta.

 

Logo, é importante fazer a contratação certeira, analisando todo o futuro profissional dentro da empresa. Visando a contribuição para o crescimento da equipe.

 

Porém, as competências não devem ser a principal prioridade, pois as atitudes interpessoais que são capazes de serem transmitidas um para os outros.

 

Conheça Os Funcionários!

 

Como foi mencionado anteriormente, o engajamento de funcionários está diretamente ligado a motivação e as pessoas se motivam por razões diferentes.

 

Ao conhecer cada funcionário, é possível entender o que realmente o motiva. Já que esse fator está alinhado a satisfação do mesmo.

 

Alguns se sentem motivados por serem valorizados, outros por conseguir uma relação mais próxima dos seus colegas, e ainda existem aqueles que se satisfazem com uma boa remuneração.

 

Reconheça Os Esforços!

 

A melhor maneira de promover o engajamento de funcionário, é reconhecendo os esforços. Pois todas as pessoas gostam de ser parabenizada, reconhecida e receber um Feedback.

 

Essa atitude simples, estreita a relação do funcionário com o seu líder, o que proporciona maior motivação e comprometimento.

 

Desenvolva a Inteligência Emocional!

 

Quando o líder ou o gestor possui inteligência emocional, ele é capaz de incorporar essas habilidades dentro da organização, o que acaba motivando seus colaboradores a seguir os caminhos da empresa, executando suas tarefas com aptidão.

 

O engajamento de funcionários é um dos passos para o sucesso de uma empresa, já que contam com a ajuda de colaboradores 100% comprometidos e motivados para executar suas tarefas com aptidão.

2019-09-24T14:43:36+00:00
×