Como Lutar Contra Os Vícios Do Tabagismo E Alcoolismo No Ambiente De Trabalho?

Além De Prejudicar A Saúde, Manter Vícios Também Afeta A Produtividade No Ambiente Laboral.

 

Um dos maiores vícios presente no comportamento humano, são o tabagismo e o alcoolismo. Dois hábitos ruins para a saúde e para o ambiente de trabalho.

 

Porém, sua prática não se resume só aos finais de semana ou nas horas de lazer, os horários comerciais também são atingidos por esses costumes negativos dentro de uma empresa.

 

Por isso, é primordial que as empresas usem recursos para combater esses maus hábitos e tentar conscientizar os colaboradores dos problemas prejudiciais que podem acontecer devido ao vício do tabagismo e alcoolismo.

 

Como o Tabagismo e Alcoolismo Afeta o Ambiente de Trabalho?

Tabagismo e Alcoolismo

O uso indevido dessas substâncias interfere de muitos aspectos na vida dos trabalhadores, inclusive, no relacionamento com colegas e superiores, o que pode causar muitos transtornos e inconveniências.

 

Tanto o cigarro quanto o álcool, são duas “drogas” que podem alterar o humor de qualquer consumista e ter os seus comportamentos alterados dentro da empresa. O que fica mais que claro que atrapalha o desempenho de suas tarefas dentro do ambiente laboral.

 

À vista disso, é muito importante que o contratante trabalhe essas questões dentro da empresa para evitar possíveis problemas com o empregado.

 

Como Lidar com Esse Problema?

 

Com a pressão diária, o estresse gerado pelas responsabilidades e um clima organizacional ruim contribuem para que o funcionário adote vícios, porém as empresas não estão preparadas para lidar com esse tipo de problema.

 

Mas, é sempre bom lembrar que existe um conjunto de fatores emocionais e biológicos que também levam a esse comportamento. Sendo assim, é crucial que nas empresas tenham serviços de prevenção contra o tabagismo e alcoolismo.

 

O Que Fazer Para Resolver e Conscientizar os Trabalhadores?

 

A educação e o fornecimento de informação sobre a temática, sempre vai ser a melhor forma de trazer a consciência para os funcionários.

 

Os responsáveis pela a empresa pode convidar psicólogos e médicos para falar sobre as consequências desses vícios que retardam resultados e o comprometimento com as atividades laborativas.

 

Além disso, o empregador, pode montar dias de palestras sobre o assunto e disponibilizar profissionais qualificados para ajudar as pessoas que querem deixar o tabagismo e alcoolismo no passado.

 

Por Que os Programas são Importantes?

 

Os programas de proteção são importantes para solucionar os problemas com o tabagismo e alcoolismo. Além disso, visam desencorajar o uso indevido dessas substâncias para proteger a vida e a saúde de quem está ao redor da pessoa diariamente.

 

Com objetivos específicos, eles sabem exatamente o que fazer para melhorar essas causas e proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável, tanto para o usuário quanto para seus colegas que ficam ao redor.

 

Por saberem o que fazer, os resultados com os programas são satisfatórios. Naturalmente, a produtividade dos trabalhadores aumentam, por se sentirem acolhidos dentro da empresa.

 

O que torna uma questão mais fácil ainda de resolver e conscientizar os colaboradores dos pontos negativos que os vícios podem trazer para o local de trabalho.

 

2019-08-22T18:13:04+00:00
×