Mindfulness – Atenção E Consciência Plena!

Mindfulness é um estado de atenção natural, que há foco, presença e consciência da nossa parte.

 

Praticar Mindfulness nos ajuda a ter discernimento do que está acontecendo no momento, apenas observando, mesmo que seja uma situação complexa ou de difícil solução. O que é justamente, onde temos mais dificuldades de manter nossas mentes tranquilas e em equilíbrio.

 

A prática vem se popularizando no ocidente e no Brasil. Porém, para os brasileiros é conhecido, como Atenção Plena e consciência plena.

 

Para Que Serve Mindfulness?

De acordo com alguns estudos sobre a temática nos Estados Unidos, as pessoas passam cerca de 47% das horas que estão acordadas, totalmente desconectadas do momento presente.

 

O que significa que as pessoas não aproveitam a metade do tempo disponíveis para elas.

 

Pode parecer loucura, mas é VERDADE!

 

No entanto, naturalmente Isso prejudica a produtividade em todas as esferas da vida. O que agrava ainda mais o problema com concentração.

 

Esse estado mental de dispersão, também está diretamente ligado a inúmeras doenças físicas e mentais. Todas elas relacionadas à ansiedade, depressão e o estresse.

 

E, é por esse motivo que as pessoas estão procurando a prática de Mindfulness, uma maneira de conseguir sair desse piloto automático, que infelizmente a maioria das pessoas ainda vivem.

 

Como Surgiu Mindfulness?

 

O Mindfulness é uma prática que nasceu no BUDISMO, e as pessoas praticam aproximadamente à 3 Mil anos.

 

Uma das suas principais ideias iniciais, é fazer com que as pessoas se tornem presentes no momento presente.

 

A técnica obriga a parar pelo menos por um momento e entender como a pessoa se sente, o que se passa na mente, nos ambientes, no corpo, sem criticar e sem julgar.

 

Uma das principais ideias dessa prática, é que as pessoas sejam apenas observadores do que está acontecendo no momento presente.

 

A prática em si é muito simples, mas vivenciar ela pode ser um desafio! Pois, exige das pessoas uma prática diária e constante, para que as pessoas consigam adquirir no mínimo a capacidade de acalmar ou diminuir o fluxo de pensamento concentrando a atenção no “aqui” e “agora”.

 

A consequência disso, é conseguir entrar em um relaxamento profundo e mental.

 

Jon Kabat-Zinn – Pai e Criador do Mindfulness!

 

Jon Kabat-Zinn é considerado organizador de Mindfulness no Ocidente. Foi o primeiro a realizar o programa de consciência plena em 1979 na escola de Medicina Massachusetts, onde conseguiu obter sucesso no tratamento de pacientes com dor crônica e com quadro generalizado de estresse.

 

Durante seu tempo na escola Massachusetts, reconheceu que tratamento convencionais não alcançam efeitos esperados para tratar especificamente esse grupo de paciente.

 

Jon, já era praticante de meditação Zen Budista e adaptou essa prática para proporcionar o estado de mente presente, centrado no “aqui” e “agora”, de maneira que essas práticas meditativas não tivesse ligação nenhuma com qualquer crença religiosa.

 

Benefícios da Prática de Mindfulness

 

Por não haver nenhuma ligação com crenças religiosas, acredita-se que por isso a prática de Mindfulness tem se popularizado pelo mundo.

 

Vários estudos já foram feitos para comprovar os benefícios da prática, o que levou Médicos, Hospitais, Escolas, Órgãos Públicos e Empresas oferecer treinamentos específicos em Mindfulness.

 

Justamente focado nos benefícios que pode proporcionar, veja alguns que são classificados como os mais importantes na prática de Mindfulness.

 

Redução de Estresse!

 

Vários estudos já demonstram que a prática de Mindfulness, ajuda a diminuir a ansiedade, a depressão e o estresse.

 

Segundo algumas pesquisas, se concluiu que se concentrar nos momentos presentes diminui a produção de cortisol no nosso organismo, o famoso hormônio de estresse físico e emocional.

 

A prática ainda pode prevenir das pessoas ficarem presas pensando em eventos do passado ou extremamente ansiosos pensando em eventos do futuro.

 

Acaba com a Insônia!

 

Praticar Mindfulness não ajuda apenas a reduzir o estresse e a controlar a ansiedade. Na verdade, ela pode auxiliar as pessoas que sofrem insônias a dormir muito melhor do que dorme atualmente.

 

Geralmente, os praticantes de Mindfulness, apresentam mais controles de suas emoções e comportamentos durante o dia. O que leva consequentemente, uma menor ativação de cortical cerebral a noite, contribuindo de maneira significativa a qualidade de sono.

 

Protege o Cérebro!

 

Pesquisas concluem que a meditação retarda o envelhecimento das células no cérebro. Por consequência, acaba retardando o desenvolvimento de doenças associadas à velhice.

 

Outros estudos ainda defenderam que a prática pode alterar inclusive a estrutura e a forma do cérebro, protegendo ainda de outras doenças mentais.

 

Desenvolvimento da Inteligência Emocional!

Mindfulness pode ajudar a saber mais sobre o “Eu” interior e fazer as pessoas a olharem para elas mesmas, mostrando quem realmente são.

 

A prática melhora a consciência o autoconhecimento, permitindo que os praticantes atinjam uma evolução de como administrar e dirigir melhor todas as emoções.

 

Além de todos esses benefícios, o Mindfulness pode ajudar a melhorar:

 

  • Memória no trabalho;
  • Criatividade;
  • Relações interpessoais;
  • Capacidade de concentração;
  • Reduz o risco de depressão.

 

E não para por aí. A prática ainda pode auxiliar na perda de peso, principalmente porque reduz o metabolismo. O que significa que as pessoas vão gastar menos energia realizando as atividades.

 

Além disso tudo, ainda reduz o fluxo de pensamento, ansiedade e a compulsão por comer alimentos quando já não é mais necessário.

 

Práticas de Mindfulness que Podem Proporcionar Garantir Benefícios!

 

Para iniciar as práticas de Mindfulness comece usando a respiração como ferramenta de reconexão da mente e do corpo.

 

  • Ao acordar, comece o dia observando as suas sensações. Repare a respiração por alguns instantes antes de se levantar da cama;

 

  • Separe alguns dias para dirigir ou se locomover para o trabalho sem barulho e sem mexer nas redes sociais. Observe atentamente o que acontece no caminho percorrido. Quando chegar ao destino, espere alguns minutos para perceber a respiração antes de sair do carro ou entrar no trabalho;

 

  • Quando for se alimentar, tente comer de forma consciente, atentando-se as cores e ao paladar, mastigando atentamente e observando o cheiro dos alimentos;

 

  • Caminhe entre as reuniões sem olhar e-mails ou textos. Sinta os pés tocarem o chão, o ar na pele. Cumprimente os colegas pelos quais sempre passa nos setores;

 

  • Sentando na mesa, com o computador ligado, respire atentamente e perceba as sensações no corpo. Sempre observe como está sua postura ao sentar.

 

Quanto mais atenção disponibilizar nas atividades durante o dia, vai ajuda na produtividade e nos resultados.

 

Por isso, pratique Mindfulness para estar presente inteiramente de corpo e mente para realizar as atividades laborais.

 

2019-10-23T14:35:07+00:00
×