Benefícios Da Atividade Física

 

Conheça Os Principais Benefícios Da Atividade Física Para Ter Qualidade De Vida!

 

A atividade física é um dos bons hábitos que todas as pessoas devem seguir na vida. Além de melhorar o condicionamento físico, combate doenças crônicas e físicas que aparecem devido ao sedentarismo.

 

No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo o site ESPORTE, apenas 28,5% dos brasileiros praticam atividade física e 25,6% praticam algum tipo de esporte. O que indica que cerca de 45,9% das pessoas são sedentárias no Brasil.

 

Um número consideravelmente grande e preocupante diante do mundo tecnológico, onde as pessoas passam a maior parte do tempo sentados na frente do computador. Porém, para ajudar a conscientizar sobre a importância de manter o corpo em movimento, conheça agora os benefícios da atividade física.

 

Benefícios da Atividade Física no Dia a Dia

 

Adotar a prática de exercício físico, é ideal para melhorar a qualidade de vida no geral e garantir mais disposição para executar as atividades ao longo dos dia, principalmente daqueles que trabalham em escritório.

 

Por isso, os benefícios da atividade física é recomendado para todas idades, inclusive crianças e idosos. Confira quais são!

Combate o Excesso de Peso!

 

Boa parte das pessoas no mundo sofrem com problemas de obesidade, principalmente as crianças, devido a má alimentação e a falta de gasto calórico.

 

O consumo de açúcar, gordura, carboidratos e bebidas alcoólicas, aumentam ainda mais o estoque de gordura no corpo. E, viver uma vida parada só complica ainda mais as coisas, sobretudo daqueles que trabalham sentados.

 

Mudar a rotina para uma vida com mais movimento, vai solucionar o excesso de peso através do gasto calórico. Contudo, é importante que a pessoa se encontre em uma atividade física ou esporte que se identifique para os resultados serem ainda mais surpreendentes.

 

Dentre elas estão: Caminhadas, corridas, bicicleta, musculação, zumba, luta e outros.

 

Melhora a Autoestima e Proporciona o Bem-Estar!

 

Os benefícios da atividade física podem ser ainda mais surpreendentes quando se trata da saúde mental e emocional.

 

Durante a execução de movimentos que elevam os batimentos cardíacos, o corpo produz uma substância chamada serotonina, mais conhecido como hormônio da felicidade.

 

Quando o organismo produz essa substância, consequentemente  o corpo recebe uma dose dupla de bem-estar, ajudando a controlar os níveis de estresse e preparando o corpo para o restante do dia.

Diminui os Riscos de Doenças Cardiovasculares!

 

O exercício físico melhora o funcionamento e favorece a irrigação dos sangue até o coração. Evita o surgimento de doenças cardíacas, como arritmia, ataque cardíaco, infarto e outros.

 

Além de também melhorar a vascularização dos órgãos, o que é extremamente benéfico para pessoas que trabalham sentadas e o corpo não estimula essas ações.

 

Fortalece a Musculatura e os Ossos!

 

Fazer esforço físico, por mais pequeno que pareça ser pode ajudar a fortalecer a musculatura do corpo e conseguir mais resistência dos ossos.

 

Um ótimo benefício para aquelas pessoas que fazem uso do computador diariamente, e por excesso de movimentos repetitivos, acabam tendo os tendões e musculaturas comprometidas.

 

Se dedicar a alguma atividade física pelo menos 3 vezes na semana vai ser benéfico para o corpo.

 

Contribui para um Cérebro Mais Forte!

 

O cérebro humano é um órgão maleável que possibilita fazer muitas conexões neurais e a atividade física, é uma forma de fazer isso, pois ele estressa o cérebro da mesma forma que estressa os músculos na academia.

 

Ou seja, os neurônios recebem danos e em seguida se recuperam, ficando ainda mais forte e resiliente.

 

Com isso, o exercício físico pode mudar a anatomia, fisiologia e as funcções do cerebro para melhor, o que resultaria em foco e concentração.

 

Melhora o Estado de Alerta e Percepção!

 

Os neurotransmissores presentes no cérebro são fundamentais para o bom funcionamento das funções cerebrais e são fortalecidos através dos exercícios físicos.

 

Mais células nervosas são acionadas durante a prática de exercício físico, isso ativa o cérebro no geral, inclusive a parte frontal, responsável pelo pensamento crítico e tomada de decisão.

 

Melhora Coordenação Motora!

 

O exercício estimula o cerebelo, a parte responsável pela coordenação motora, como andar, correr, pular ou nadar.

 

Todas as vezes que o corpo faz um movimento, essa parte do cérebro se programa para realizar melhor a coordenação durante a execução do movimento.

 

Previne o Retardo e o Declínio Cognitivo!

 

Um dos benefícios da atividade física muito importante para a saúde, é o retardo mental em decorrência da idade. O que ajuda a prevenir doenças mentais, como alzheimer.

 

Reduz o Estresse!

 

Os exercícios, principalmente os aeróbicos tem o incrível poder de diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e aumenta a sensação de prazer e bem-estar.

 

Saber identificar qual o horário do dia o estresse é maior, ajuda a definir a melhor hora de praticar uma atividade física, especialmente se a rotina houver horários flexíveis.

 

Atividades físicas como pilates, yoga, caminhadas e musculação leve são opções consideráveis para as pessoas acima dos 60 anos. Já os que podem executar mais esforço, os exercícios que necessitam de força é o mais indicado para ganhar massa muscular e resistência.

 

Além desses benefícios, estão também incluídos:

 

  • Diminuir a depressão;
  • Melhorar o desempenho escolar, no caso de crianças e adolescentes;
  • Diminuir o estresse e o cansaço;
  • Aumenta a disposição;
  • Promove o fortalecimento do sistema imune;
  • Fortalece ossos e articulações;
  • Melhorar a postura;
  • Diminui a dor;
  • Melhorar a aparência da pele.

 

A prática de atividade física não só beneficia o corpo, como também ajuda a prevenir diversas doenças que possam aparecer devido o sedentarismo, a má alimentação e a idade.

 

O Que Se Deve Fazer Antes de Iniciar uma Atividade Física?

 

É importante que antes de começar a praticar exercícios sejam realizados exames para que seja verificado o estado geral de saúde da pessoa e, assim, seja possível indicar o melhor tipo de exercício e a intensidade indicada, principalmente para pessoas sedentárias.

 

Também, é importante que a pessoa seja acompanhada por um profissional capacitado para diminuir o risco de lesões, como um professor ou um personal.

 

Mudança de Hábitos Alimentares!

 

Os benefícios da atividade física pode mudar radicalmente para melhor a forma como as pessoas vivem a vida.

 

No entanto, para deixar essa composição ainda mais perfeita e gerar mais benefícios no geral, novos hábitos alimentares devem estar conectados com a nova vida saudável.

 

Para isso acontecer em completa harmonia, a ajuda de um profissional de nutrição vai ser muito útil para que essa junção dê certo.

 

Alguns benefícios da atividade física estão ligados diretamente com os recursos que precisamos usar durante nossas rotinas laborais e, dando ênfase em uma qualidade de vida melhor, naturalmente a desenvoltura nas execuções diárias serão melhores e mais produtivas!

2019-08-22T20:02:44+00:00
×