Ergonomia Física – 9 Dicas De Postura Correta Para Sentar!

 

Você sente dores nas costas?

 

Se você trabalha parte do seu dia sentado na frente do computador, provavelmente já sentiu dor em algumas articulações, como ombro, quadril, cotovelo, punho e na coluna.

 

Isso ocorre, porque toda a movimentação que fazemos no dia a dia, são movimentos de tarefas mecânicas e repetitivas. Muito disso, acaba agravando e causando uma sobrecarga nas articulações.

 

É nessa hora em que a Ergonomia Física entra em ação para assegurar a relação entre as atividades físicas executadas e as características da anatomia do homem, sua fisiologia, antropometria e biomecânica.

 

Como a Ergonomia Física Influencia na Postura Correta para Sentar?

A Ergonomia Física analisa tópicos, como a postura do funcionário no seu local de trabalho, a forma como é o manuseamento de objetos ou máquinas, movimentos repetitivos, segurança, distúrbios musculoesqueléticos e a saúde. Com objetivo de melhorar o desempenho dos colaboradores.

 

Para isso ocorrer, há uma verificação de equipamentos que se adequam a capacidade humana de operá-los.

 

Por exemplo: A ergonomia física avalia se a cadeira está adequada, de forma que mantenha a postura correta para sentar e manusear objetos que estão ao redor do seu espaço de trabalho.

 

Quais os Cuidados para ter uma Postura Correta para Sentar?

 

Existem alguns cuidados simples que são necessários para não causar lesões físicas no ambiente de trabalho. Algumas podem parecer até “banais”, porém são cruciais para manter as dores cotidianas afastadas. Confira alguns deles a seguir!

 

Coluna Alinha!

 

A primeira coisa a se fazer, é conhecer a anatomia do corpo e como a postura é posicionada. O alinhamento é a forma mais adequada de posicionar a coluna e evitar danos, como hérnias. É importante respeitar as curvaturas cervicais, torácicas e lombar.

 

Ao se sentar, a preciso adotar uma postura ereta, com os ombros para trás e os glúteos encostados na parte posterior da cadeira.

 

No início pode parecer difícil, mas nada melhor que exercitar e colocar em prática para evitar fadigas e dores no final do dia.

 

Nada de Cruzar as Pernas!

 

É necessário se lembrar de distribuir o peso. Quando há um cruzamento de pernas, causa uma rotação no quadril, e logo uma sobrecarga que pode lesionar a região.

 

Por isso, se sentar sempre com as penas separadas é a melhor forma de manter as queixas lombares longe.

 

Estique as Pernas e Apoie!

 

Sempre que se sentar, lembre-se de manter um ângulo de 90º e apoiar os pés no chão. Caso for necessário elevar mais a cadeia e os pés ficarem no alto, use um apoio de pé para ajustar o ângulo das pernas e evitar a pressão dos joelhos contra a cadeira.

 

A mesma regra serve para os braços e punho.

 

Mantenha a Curvatura da Lombar!

 

É crucial que se respeite as curvaturas da coluna. O que indica que não é necessário deixá-la totalmente ereta.

 

A curva da lombar precisa está correta ao se sentar, mas se isso não for possível, use um apoio específico ou faço um rolo fino com uma toalha e prenda na cadeira na direção da lombar.

Use Almofadas!

 

Alguns assentos podem ser muito duros e prejudicar os músculos glúteos, usar uma almofada macia para amaciar o assento e deixar a cadeira mais confortável pode ajudar.

 

A dica vale também para se usar no local da toalha. É um ótimo apoio para coluna lombar.

 

Alinhe a Cabeça em Direção ao Monitor!

 

A cabeça pode ser um peso muito grande para a coluna quando posicionada de forma errada. Manter a cabeça sempre elevada para frente pode causar um dano muito grande futuramente.

 

Por isso, posicioná-la de forma adequada pode aliviar as dores e prevenir lesões na cervical. Instale o monitor sempre na altura dos olhos para que não precise fazer uma curvatura ou se envergar para enxergar melhor.

 

Faça Pequenos  Intervalos!

 

Os intervalos para alongar as pernas e esfriar um pouco a cabeça são essenciais, principalmente se a carga de trabalho estiver muito grande e necessita da sua presença integral na frente do computador.

 

Levante-se e se alongue ou caminhe a cada 50 minutos. Use um despertador para lembrar de fazer essa pausa.

 

Não Gire o Tronco na Cadeira!

 

Quando precisar elevar o corpo para pegar um objeto ou se comunicar com alguém, não gire o tronco na cadeira. Use as rodinha ou a rotação da cadeira para se locomover.

 

Mexa-o como se fosse um bloco único, assim você evita riscos de torções.

 

Use Apoio para Mouse e Teclado!

 

Os apoios evitam que os seus punhos fiquem elevados ou pressionados contra a mesa. Existem alguns mouse pad já com apoio instalado para o punho que evita lesões na articulação.

 

Há outro apoio importante também para usar o teclado. Ele mantenha os punhos na direção correta para alcançar o teclado.

 

2019-08-22T19:52:44+00:00
×