Ergonomia No Ambiente de Trabalho – Importância E Benefícios Para Os Trabalhadores!

A ergonomia no ambiente de trabalho é defendida como um estudo de relação do homem com o seu ambiente de trabalho.

 

Dessa maneira, ela prioriza atender as necessidades para o bem-estar e os artifícios de cautela para possíveis acidentes e patologias que possam ocorrer devido a execução de cada atividade exercida dentro de uma empresa.

 

Logo, a ergonomia está voltada para aquilo que as pessoas fazem dentro do seu ambiente profissional. E quem não se atenta para as práticas de ergonomia no ambiente de trabalho, consequentemente sofrerá danos irreparáveis!

 

Objetivo Central da Ergonomia no Ambiente de Trabalho!

 

A ergonomia resulta-se em um único objetivo: Transformar o trabalho!

 

Quando se pensa em um ambiente de trabalho e as tarefas que são desenvolvidas, junto se caracterizam os problemas em relação à saúde, acidentes e problemas que estão relacionados, principalmente quando se trata de um serviço público ou privado, por exemplo.

 

É necessário a elaboração de uma maneira de projetar no ambiente de trabalho uma forma de preservar a saúde do trabalhador.

 

Porém, apesar da ergonomia ser facilmente associada à correção de postura quando é mencionado a ligação com a saúde, ela não se trata apenas das diferentes posturas que as pessoas possam adotar com o copo.

 

Ela lida com o que as pessoas fazem dentro do ambiente que estão inseridos, levando em consideração as seguintes concepções:

 

  • Promover a saúde dos trabalhadores;
  • Permitir o exercício de competências;
  • Permitir o desenvolvimento profissional;
  • Desenvolver o coletivo e a profissão;
  • Permitir que se alcance os objetivos de produção.

 

Benefícios da Ergonomia no Ambiente de Trabalho!

 

A ergonomia em si, diz respeito ao estudo das condições ideais para que os colaboradores se sintam seguros, saudáveis e, consequentemente, aumentem a sua produtividade.

 

Se bem aplicadas, os procedimentos ergonômicos são primordiais para os negócios e na percepção positiva de todos. O que gera inúmeros benefícios para a empresa.

 

Confira quais são!

 

Maior Produtividade!

 

Quando uma empresa se preocupa com a ergonomia, fica mais que evidente um aumento significativo na produtividade dos funcionários com as tarefas.

 

Uma forma de elevar a criatividade e o foco dos trabalhadores, é a mudança de móveis dos setores. Essa prática foi comprovada que influencia diretamente no engajamento dos colaboradores.

 

O ambiente favorável, gera a diminuição dos erros, pois os funcionários estarão mais atentos e comprometidos com o serviço.

 

Protege Contra Doenças Ocupacionais!

 

Condições precárias para os empregados exercerem suas funções, prejudicam a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Onde se encaixa mais uma a importância da ergonomia no ambiente de trabalho para proteger contra quaisquer prejuízo à saúde dos trabalhadores.

 

Dentro dessas condições estão incluídas a mobília em mal estado, a iluminação do ambiente e possíveis ruídos incomodativos. Além disso, estão também dentro dos requisitos para doenças ocupacionais, uma das maiores causas de afastamento de atividades, as lesões por esforço.

 

Diante disso, os contratantes devem evitar ao máximo que as instalações gerem aos funcionários possíveis dores musculares, fadiga e o temível estresse, seguindo as regras da ergonomia.

 

Diminui a Ausência e o Afastamento!

 

Precauções tomadas nos mínimos detalhes de infraestrutura e ergonomia faz com que o quadro de faltas e afastamentos por doenças, seja reduzido de forma significativa.

 

Um funcionário passa a maior parte do seu dia dentro do local de trabalho, e se as condições não forem acomodativas, o primeiro fator a ser atingido é a saúde. Lembrando que a falta de um funcionário pode atingir na produtividade e lucros da empresa.

 

Proporciona a Valorização do Profissional!

 

Quando a ergonomia é bem estabelecida dentro do ambiente de trabalho, os profissionais se sentem facilmente confortáveis e seguros de executar as suas tarefas diárias.

 

Além disso, havendo uma preocupação com a saúde e bem-estar dos funcionários, por mais simples que seja o cuidado com a segurança das pessoas que estão dentro da empresa, acaba despertando um sentimento de reconhecimento.

 

Essa segurança que a empresa passa para os funcionária, aumenta o comprometimento e a motivação dos colaboradores para aquele ambiente crescer profissionalmente.

 

Estabelece uma Imagem de Confiança para os Clientes!

 

A ergonomia não só se preocupa com as pessoas internas da empresa, mas também com aquelas que estarão realizando visitas a negócios e estão antenadas na organização do ambiente que foram recebidos, mesmo que seja apenas para uma reunião.

 

Uma empresa bem organizada, com mobílias em ótimos estados e com sofisticação, passa uma imagem de segurança para um possível sócio, por exemplo!

 

A ergonomia também contribui para que o ambiente promova uma imagem corporativa coerente e atraia novos clientes. O simples fato dos funcionários estarem sentados aliados e um local bem planejado, passa a impressão de respeito e organização.

 

Requisitos Dentro da Lei!

 

Toda empresa com pelo menos um funcionário, deve respeitar a análise da ergonomia no ambiente de trabalho, regulamentada pelo Ministério do Trabalho por meio da NR-17, onde estão disponíveis todas as exigências para um escritório funcionar dentro da lei.

 

A NR-17 especifica os princípios que devem ser respeitados, como o transporte, mobília, condições ambientais e outros requisitos importante para um ambiente de trabalho segura e saudável.

 

Seguir a lei e respeitar os parâmetros não é apenas para assegurar um ambiente seguro e confortável para os profissionais. Contudo, é determinada também para prevenir possíveis processos judiciais dos funcionários contra a empresa.

 

Não é Tão Simples Como Parece!

 

As condições elaboradas pela a ergonomia no ambiente de trabalho pode parecer um fator simples de se resolver. Porém, está associada com muito mais responsabilidades do que parece estar!

 

A ergonomia exerce um papel fundamental para qualquer atividade que queria alcançar resultados esperados. Por exemplo, um escritório de advogados necessita passar uma imagem de confiança para os contratantes dos seus serviços jurídicos.

 

O mesmo serve para arquitetos e empresas que ofereçam serviços. Se não estiverem dentro dos padrões que a ergonomia organiza dentro do ambiente de trabalho, pode gerar grandes prejuízos para os funcionários e para as empresas no geral.

2019-10-16T13:43:22+00:00
×